Nanos, um belo passeio num planalto entre Liubliana e o mar

Nanos, todos os eslovenos conhecem esta montanha! Escalam regularmente este magnífico planalto entre Ljubljana e o Adriático. Todos os pormenores necessários para esta magnífica caminhada estão no artigo.

Uma caminhada de fácil acesso com vista para o mar!

Optei por apresentar este passeio no blogue por três razões:

1. Uma vez no planalto, a vista sobre as colinas eslovenas e o mar é de cortar a respiração.
  2. O planalto em si é magnífico.
  3. Durante a sua estadia na Eslovénia, é provável que passe pelo início desta caminhada.

A subida até Nanos (1.263 m)

Nanos é um esporão rochoso e um magnífico planalto relvado com uma bela igreja de pedra no meio do nada. Desde o início da caminhada, poderá ver a meta, mas para chegar ao cume, terá de fazer um esforço duro e intenso (1 hora e 45 minutos). O percurso da caminhada até Nanos não é muito sinuoso. Entra de cabeça na montanha. A subida de 700 metros é quase a direito pela encosta acima. Esta subida íngreme torna a subida num verdadeiro exercício físico. Por isso, Nanos não pode ser descrito como uma caminhada tranquila.

Nanos é uma verdadeira caminhada, onde se ganha rapidamente 700m de altitude!

Para a completar sem sofrimento, é necessário estar em boas condições físicas e usar botas de caminhada por causa das muitas rochas (nos treinadores, os pés vão doer no final da caminhada e isso não é grave). Uma secção curta e única é um pouco vertiginosa, mas pode facilmente agarrar-se à corda resistente e não há qualquer perigo. Em suma, Nanos é uma caminhada física, mas não demora o dia todo.

Prever 3h30 para a viagem de regresso.

No topo de Nanos, esperam-te três recompensas!

Quando se chega ao cume, a 1.263 m de altitude, há três recompensas para o esforço:

1. A primeira é uma esplêndida vista de 300° sobre as colinas verdes da Eslovénia. Até vê o mar e consegue distinguir Piran ao longe.
  2. A segunda recompensa é um refúgio (um koča) que serve excelentes cervejas geladas por 3,50 euros. Também pode comer pratos tradicionais eslovenos aqui por muito pouco dinheiro. O único problema é que, em dias de muito movimento, terá de esperar algum tempo até ser servido.
  3. Um início de descida maravilhoso e panorâmico

A descida faz-se num magnífico planalto

A descida não faz o mesmo percurso, o que torna esta caminhada ainda mais interessante. A partir do cume, a descida tem a duração de 1 hora e 45 minutos. O caminho não é direto, é sinuoso. A primeira meia hora desta descida é extraordinária.

No início da descida, atravessa-se um planalto relvado para chegar a uma bela igreja de pedra isolada do resto do mundo.

A vista deste planalto é esplêndida. No entanto, não se deve perder o sinal que indica a curva à esquerda, que se encontra imediatamente antes da igreja. O caminho serpenteia depois entre os arbustos.

Uma caminhada a agrupar com o mar ou as grutas

Estou a apresentar esta caminhada no site porque, para além de ser bonita, é muito fácil de chegar. Durante as suas férias na Eslovénia, seja qual for a rota que escolher, irá certamente passar pelo início desta caminhada. Nanos fica entre Ljubljana e o mar. O início é mesmo à saída da autoestrada que liga a capital eslovena a Koper (a maior cidade da costa eslovena). Pode combinar esta caminhada com uma visita às grutas de Skocjan ou Postojna, ou fazer a caminhada de manhã cedo antes de mergulhar no mar em Piran, Koper ou Izola a meio da tarde.

Nanos é um excelente ponto de partida para visitar a Eslovénia. Aproveitei a caminhada e as minhas visitas à zona para dar uma vista de olhos aos estabelecimentos em redor de Nanos.

• Não hesitem em reservar o apartamento na quinta turística de Lojtrnik (óptimos proprietários, sossego, bela localização).
  • Também pode ficar no alojamento Lippizaner, um sítio fantástico onde passei duas noites há um ano (numa casa bonita e muito limpa, com um proprietário simpático que fala francês).

Faça uma caminhada matinal e depois mergulhe no Adriático!

Se combinar o mar ou uma gruta com esta caminhada, criará um dia inteiro de férias e, geralmente, é isso que precisa de fazer para passar umas boas férias na Eslovénia.

Informações práticas para escalar o Nanos

O início da caminhada é na aldeia de Razdrto. Fica à beira da autoestrada que liga Ljubljana ao porto de Koper. Saia da autoestrada no sinal Razdrto. Uma vez no centro da aldeia, siga os sinais Nanos, que o levarão à ponte sobre a autoestrada.

Estacionamento: Um grande parque de estacionamento oferece estacionamento gratuito.

Fonte: Existe uma fonte no início do passeio, para que possa encher as suas garrafas de água fresca (nem sempre funciona).

Informações importantes: Pouco depois do início da caminhada, o caminho divide-se em dois.

• Um sinal vermelho indica Vojkova Koca (strma pot) 1h30 e outro Vojkova Koca (polozna pot) 2h30. Vojkova Koca é o seu ponto de chegada (o nome da cabana/refúgio no cume).
  • Strma pot significa caminho curto e polozna pot, caminho longo.
  • Se não quiser subir a encosta, siga o longo caminho do pote polozna na subida e no regresso (a caminhada é mais longa, mas não muito difícil)

Subir pelo caminho curto (Strma) e descer pelo caminho longo.

O sinal vermelho indica 1 hora e 30 minutos, mas demorará 1 hora e 45 minutos a subir e o mesmo tempo a descer.

Para finalizar, a caminhada é perfeitamente viável, mas não é de forma alguma um passeio de lazer pela floresta. É uma subida difícil! É preciso ter botas de caminhada e uma boa condição física, pois subir as rochas na subida não é tarefa fácil.

Pode chegar ao início da caminhada de carro ou de autocarro a partir de Ljubljana. A viagem demora cerca de uma hora e meia e custa 8 euros.

Mapa da caminhada

1. Partida de Razdrto (575 m acima do nível do mar).
  2. Subir até Vojkova koca na Nanosu (1.263 m acima do nível do mar).
  3. Descer por Sv. Hierononim (a igreja de pedra)